Ortodontia

A ortodontia é a especialidade dentro da odontologia responsável por modificar, alterar, e corrigir o posicionamento dos dentes nas arcadas dentárias, melhorando a estética e a função do paciente. Ou seja, os resultados vão gerar uma melhora na harmonia e estética do sorriso e da face, assim como melhorar muitas vezes a mastigação e a sensação da “mordida” (oclusão) do paciente após o tratamento finalizado.

Quais são os tipos de aparelhos ortodônticos que existem?

Estão disponíveis vários tipos de aparelhos para a correção ortodôntica, atualmente os mais utilizados são:

  • Aparelhos Fixos Metálicos
  • Aparelhos Fixos Autoligados
  • Aparelhos Fixos Porcelana
  • Alinhadores Ortodônticos

Conheça um pouco sobre cada aparelho:

Aparelhos Fixos Metálicos:

Este tipo de aparelho, utilizado há algumas décadas, teve grande evolução no tamanho e conforto das peças que o compõem. Os aparelhos metálicos são compostos por brakets que são os “quadradinhos” metálicos que são colados na superfície dos dentes. É utilizado um fio metálico para realizar a movimentação, e se utilizam as conhecidas “borrachinhas”, que são elásticos utilizados para fixar o fio ao braket.O suporte na região posterior é feita por bandas metálicas ou tubos que são aonde o fio se encaixa. É um aparelho bastante resistente e de fácil controle de tratamento, sendo uma excelente solução para quase todos os tipos de correção ortodôntica.

Aparelhos Fixos Autoligados

Os aparelhos conhecidos como autoligados, se diferenciam dos metálicos convencionais por alguns detalhes: um dos que mais chama atenção é que não são utilizadas as conhecidas “borrachinhas” para fixar o fio aos brakets, o que aumenta o grau de higiene ao paciente, além de dar uma fixação maior do fio ao braket. Quanto a eficácia do tratamento, existem estudo e evidências clínicas que mostram que os tempos de tratamento podem ser reduzidos em torno de 20-35% em relação aos metálicos ou porcelanas convencionais. Além disso, o conforto para o paciente é maior, devido às peças serem um tanto menores e mais arredondadas.

Aparelhos Fixos de Porcelana

Os aparelhos de porcelana, ganham destaque quando se procura um visual um pouco mais discreto ao sorrir, durante o tratamento. Por ter os brakets em material de cor mais similar aos nossos dentes, o aspecto fica mais natural aos olhos. No que diz respeito aos componentes , é semelhante aos aparelhos convencionais, sendo necessária a utilização de elásticos(“borrachinhas”), fios e bandas ou tubos. Os cuidados com este tipo de aparelho deve ser um pouco maior, por parte do paciente, para que não se torne amarelado com o tempo, e a aderência das peças na superfície do dente é levemente inferior à dos aparelhos de metal.

Quais são as etapas para colocar aparelho?

1ª. Etapa – Consulta de Avaliação inicial e solicitação dos exames necessários ( Raios X, Fotografias intra-bucais, e extra-bucais, Cefalometria e Laudos)

2ª. Etapa – Consulta Inicial – Nesta consulta inicia o processo de instalação do aparelho, com colagens e montagem do aparelho.

3ª. Etapa – Consultas de ajuste e execução das movimentações planejadas, estas consultas são conhecidas como “manutenção” do aparelho e são a fase mais longa do tratamento.

4ª. Etapa – Finalização e Remoção do aparelho Fixo

5ª. Etapa – Já sem o aparelho fixo, o paciente deve utilizar os aparelhos de contenção.

Alinhadores Ortodônticos

Os sistemas de placas alinhadoras é o que existe de mais atual hoje nos tratamentos ortodônticos. Importante salientar que existem inúmeros sistemas de alinhadores, ou seja, existem diversas marcas comerciais no mercado, cada uma com algumas particularidades, vantagens e desvantagens.

O planejamento e processo de movimentação dos dentes é diferente dos aparelhos fixos, por ser um sistema de placas removíveis. Neste tipo de tratamento não existem peças metálicas nem bandas ou tubos, e sim uma sequencia de placas translucidas que realiza a movimentação dos dentes.

As vantagens deste tipo de tratamento são principalmente a estética e higiene, já que os alinhadores ficam quase imperceptíveis quando na boca e podem ser removidos para escovação e durante alimentação.

Em alguns casos, os alinhadores podem entregar resultados mais rápidos do que os aparelhos fixos, mas isto não significa que para todos os casos isto seja uma regra.

Um ponto importante a ser observado é que como são aparelhos facilmente removíveis, a disciplina do paciente deve ser grande, utilizando as placas conforme a orientação do dentista.

Como funciona o tratamento com alinhadores?

Os alinhadores tem um protocolo diferente se comparado aos aparelhos fixos, por se tratar de um sistema totalmente diferente desde o planejamento, inicio do tratamento e execução.

Quais são as etapas para começar um tratamento com Alinhadores?

1ª. Etapa – Consulta de Avaliação Inicial

2ª. Etapa – Realização de escaneamento digital e solicitação de exames radiográficos.

3ª. Etapa – Apresentação do planejamento do tratamento ao paciente, no caso dos alinhadores, é realizado através de softwares em simulações computadorizadas, sendo muito didático e claro ao paciente qual será a mudança que será realizada nos dentes e arcadas.

4ª. Etapa – Confecção (fabricação das placas alinhadoras). Esta etapa tempo variado de acordo com a marca de alinhadores utilizada.

5ª. Etapa – Consulta inicial, onde serão testadas e iniciado o uso das placas alinhadoras. Em alguns casos, neste consulta são realizados ajustes na superfície dos dentes, chamados de attachements, onde são coladas pequenos incrementos de resina em alguns dentes.

6ª. Etapa – Visitas periódicas para controle das placas e movimentação.

7ª. Etapa – Finalização e Refinamento.

8ª. Etapa – Fase de contenção , onde o paciente recebe placas específicas para a contenção dos dentes, impedindo que hajam movimentações indesejadas.

Precisa de ajuda?